domingo, 24 de junho de 2012

Tradição ou Verdade?


A Bíblia, também chamada "A Palavra de Deus", "Escrituras Sagradas", é composta de "livros santos" ou "sagrados" porque, como ensina a fé, tanto judaica como cristã, não foram escritos por mero talento humano, mas sob a inspiração do Espírito Santo, de forma especial. Portanto sua origem é sobrenatural. Com efeito, ela é o fundamento e o alimento para todo aquele que se diz ser cristão, não havendo nenhum outro livro no mundo que possa ser comparado a ela, em nenhuma circunstância. A mensagem central da Bíblia, de Gênesis à Apocalipse é JESUS CRISTO.

Dentre as versões existentes, a Protestante é composta de 66 livros, e 73 na Católica, para quem os 7 livros a mais, chamados apócrifos, são certos livros antigos, semelhantes a livros bíblicos, mas não inspirados, como os livros canônicos, e nem sempre escritos por pessoas fidedignas, nem de doutrina segura.

Como tudo quanto afirmam os escritores inspirados se deve ter como afirmado pelo Espírito Santo, cremos que os livros das Sagradas Escrituras ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade a respeito da nossa salvação. Assim sendo, o Apóstolo Paulo escreveu:

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra".
II Timóteo 3:16-17

Assim como Deus falou nas Sagradas Escrituras por meio de homens e à maneira humana, o leitor, para interpretá-la e saber o que Deus quis comunicar, deve investigar com muita atenção o que os escritores inspirados quiseram realmente significar com suas palavras. Considerar os gêneros literários utilizados em suas épocas é de suma importância. Muitos são os diferentes modos de se expressar uma verdade, e desta forma deve-se atender bem quer aos modos peculiares de sentir, dizer ou narrar em uso nos tempos dos escritores. As Escrituras devem ser lidas, investigadas e interpretadas sempre com a ajuda do mesmo Espírito que levou seus escritores a escrevê-las.

Sugiro abaixo alguns versículos da Palavra de Deus para meditação e averiguação se nossa sua vida de fé está pautada nas tradições religiosas ou na Verdade que liberta:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido
Josué 1:8

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"
João 5:39

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim
João 14:6

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem"
I Timóteo 2:5

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo"
Colossenses 2:8

"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus"
Mateus 15:6

"E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem"
Atos 10:25-26

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus"
Mateus 22:29

Minha oração é para que o Espírito Santo possa, mediante o sincero desejo de cada um em conhecer a Verdade, conduzir-nos de modo que pratiquemos qual seja a Sua boa, agradável e perfeita vontade.

A Paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário