domingo, 17 de junho de 2012

Rio +20 e a Palavra de Deus

“A Rio+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Mas o que de fato isso significa? É uma reunião da ONU com quase todos os países do mundo (mais de 190) para discutir como o mundo poderá crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente --tudo ao mesmo tempo. Para isso, são necessários novos meios que evitem as crises financeira e de empregos pela qual passamos atualmente.
Foram escolhidos dois temas centrais: a economia verde, com um novo modelo de produção que degrade menos o meio ambiente, e a governança internacional, que indicará estruturas para alcançar este futuro desejado.

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Esta definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.”
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/05/23/o-que-e-a-rio20.htm

“O ex-secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para Mudança Climática, Yvo de Boer, afirmou neste domingo (17/06/12) que o documento negociado na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 carece de ambição. O ex-representante da ONU sustentou que a humanidade não vai conseguir enfrentar os desafios da mudança climática 'com declarações de boa fé'. Esta conferência serviu de plataforma para a apresentação de uma série de recomendações aos governantes que participarão da Rio+20 por parte de um grupo de cientistas, acadêmicos, especialistas em mudança climática e políticos internacionais, entre eles De Boer”.
Fonte: http://www.inpi.gov.br/

E o que diz a Palavra de Deus?
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Fonte: Bíblia Sagrada - Gênesis 1:28-30
Se tão somente o ser humano observasse os feitos de Deus e obedecesse a Sua Palavra, o mundo não estaria hoje preocupado em buscar soluções urgentes para a recuperação do meio ambiente.  Quando o Criador deu ao homem todas as coisas, o fez sabendo que o dera também plena capacidade para cuidar (sujeitar) daquele ambiente totalmente harmonioso. Mas uma simples desobediência fez com que toda a humanidade sofresse as consequências.

O Objetivo de Deus era, é e sempre será de ser o planeta Terra um paraíso habitado por humanos felizes, vivendo em paz entre si e com os animais.
Conclusão: quando não se atenta para a Voz de Deus, desobedecendo o que determina a Sua Palavra, além do transgressor sofrem os filhos, os netos, os bisnetos etc etc.
Portanto, os primeiros a cuidar da sustentabilidade do nosso planeta somos nós, os cristãos, que conhecemos, ou deveríamos conhecer, a história e o propósito da criação de Deus.

Um comentário: